segunda-feira, 31 de março de 2014

Prefeitura confirma entrega de peixe na Semana Santa

prefeita fatimaA Semana Santa se aproxima e a Prefeitura Municipal de Canguaretama já está organizando ações para desenvolver durante o período. A principal das medidas é a tradicional entrega de peixe à população.
A entrega está prevista para a quinta-feira santa, dia 17 de abril e vai acontecer em diversos pontos do município, a exemplo do prédio da Prefeitura, os distritos Piquiri, Barra do Cunhaú e Areia Branca. Neste ano, a Prefeitura pretende beneficiar pelo menos seis mil famílias, priorizando aquelas que são cadastradas no programa Bolsa Família.
“O peixe além de ser um alimento sagrado na Semana Santa, também é um produto da nossa região. Portanto, nada melhor do que ajudar os pescadores do município comprando o pescado e distribuir gratuitamente aos canguaretamenses”, fala a prefeita Fátima Marinho.

Centro de Especialidade Odontológica de Canguaretama recebe avaliação do PMAQ-CEO

ceoNa última semana, as unidades básicas de saúde de Canguaretama receberam a avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Já nesta quinta (27), quem recebeu avaliação do PMAQ foi o Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do município.
A monitoração aconteceu por meio de indicadores de produção, de gestão, de processo de trabalho e satisfação do usuário, de acordo com o tipo de CEO (I, II ou III). Após a Avaliação Externa, o CEO poderá manter os 20% de incentivo, ou ampliar para 60% ou para 100%.
Segundo a gerente do CEO de Canguaretama, Sylvie Cruz, a avaliação faz parte de um processo, que já está sendo cumprido no Centro e por isso ela espera que o resultado seja positivo.

Prefeitura entrega mais 24 novas casas em Catu dos Eleotérios

fdfdNa tarde de ontem (28), a Prefeitura Municipal de Canguaretama com o apoio do Departamento de Habitação entregou mais 24 novas casas em Catu do Eleotério, comunidade do município. Prestigiando a entrega, participaram a prefeita Fátima Marinho, a deputada estadual Gesane Marinho, secretários, vereadores e moradores da região.
Simbolizando este momento, foi realizada uma cerimônia, onde a Prefeitura concedeu a cada família integrante do projeto, uma casinha de madeira com as chaves do novo lar. Com essas casas entregues, o número de moradias viabilizadas pela Prefeitura cresceu. Em apenas um ano e três meses de gestão, já foram construídas 191 casas e a meta inicial é que sejam edificados pelo menos 500 novos domicílios.
Representando as famílias contempladas com a nova residência, o senhor de 75 anos, João Benedito dos Santos falou, “faz 25 anos que eu moro em Catu do Eleotério e minha casa que era de taipa não agüentava uma chuva, freqüentemente eu acordava de madrugada com medo de tudo desabar. Hoje, graças a Prefeitura, finalmente eu tive o sonho da casa própria realizado. Essa alegria não tem dinheiro que pague, estou muito feliz”.
Para a prefeita Fátima Marinho ver a felicidade no rosto das pessoas é a maior recompensa que se pode ter depois de um trabalho como esse. “Sabemos o quanto essas famílias viviam em situações alarmantes. Por isso, poder reverter esse quadro, proporcionando que o sonho da casa própria se tornasse realidade e conseqüentemente oferecendo melhor qualidade de vida, é algo muito gratificante. Vamos continuar trabalhando para abordar o maior número de pessoas”.
Já foram beneficiadas as áreas de Areia Branca, Catu, Nossa Senhora da Conceição, Jiqui, Sertãozinho e Maxixe e em abril as entregas das novas casas continuam.

Veja mais fotos da entrega das casas:
IMG_20140328_163552055_HDR
A prefeita Fátima Marinho
IMG_20140328_162914689_HDR
O morador João Benedito agradece a entrega das casas
IMG_20140328_165343556_HDR
A prefeita Fátima Marinho com moradora beneficiada pelo projeto
IMG_20140328_160246954_HDR
Moradores do Catu do Eleotério participaram do evento
IMG_20140328_170302270_HDR
O morador João Benedito satisfeito com a casa própria
IMG_20140328_161643098_HDR
A deputada Gesane Marinho prestigiou o evento
IMG-20140328-WA0012
Conhecendo as novas casas
fdfd
Moradores com as casinhas de madeira simbolizando a entrega

Saiba o que é e como funciona o Departamento de Habitação da Prefeitura de Canguaretama

DSC_6782O Departamento de Habitação é um setor criado pela Prefeitura Municipal de Canguaretama para administrar de forma exclusiva, os recursos do programa Minha Casa Minha Vida, no município.
O programa do Governo Federal foi criado em 2009. Mas, apenas ano passado, na gestão da prefeita Fátima Marinho, que o projeto começou a funcionar em Canguaretama. Cerca de 190 pessoas já foram beneficiadas com a casa própria de alvenaria.
A equipe do Departamento de Habitação é composta por dez funcionários, encarregados de um trabalho de responsabilidade. Eles fazem o cadastramento das famílias, preenchem fichas socioeconômicas, pesquisam as condições das casas in loco, registram fotos, entre outras tarefas.
Para o arquiteto do Departamento de Habitação, Caio Duarte, esse serviço realizado pela Prefeitura é fundamental para transformar a realidade de moradia do município. “Se esse projeto tivesse iniciado desde sua existência, acredito que mais de mil famílias já teriam sido contempladas com casas novas. Mas, depois que assumimos esse compromisso, estamos empenhados para ganhar o tempo perdido dos anos anteriores, fazendo esse trabalho cadastral de forma articulada. Muitas vezes chegamos a um local para cadastrar uma família e percebemos que a residência do vizinho também está em condições ruins e incentivamos a fazer a ficha”, revela Caio.
A meta do Departamento de Habitação é construir em um ano de gestão, mais 500 casas em Canguaretama, erradicando as moradias de taipa do município. Por isso, quem ainda morar em casa de taipa na zona rural, pode procurar o Departamento de Habitação, localizado na rua Getúlio Vargas, próximo ao Banco do Brasil.

Conheça os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas de Canguaretama

DSC_7250O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município é mais um serviço de saúde oferecido pela Prefeitura Municipal de Canguaretama. Lá são realizados atendimentos como canal, biópsia, tratamento periodontal, cirurgias e recepção de pacientes com necessidades especiais.
Para ser direcionado ao CEO, é preciso primeiro procurar as unidades de atenção básica onde será feita uma avaliação, já que o centro só pode efetivar atendimentos de média complexidade. A equipe do CEO é composta por sete dentistas, três auxiliares e duas auxiliares de serviços gerais.
“O CEO de Canguaretama está todo estruturado, com equipamentos novos, para dar uma melhor saúde bucal ao nosso munícipe”, explica a prefeita Fátima Marinho.
Veja fotos do CEO:
IMG-20140328-WA0007
IMG-20140328-WA0002
DSC_7255
IMG-20140328-WA0004
IMG-20140328-WA0005
IMG-20140328-WA0008

Gesane Marinho propõe audiência pública para discutir estrutura da Ceasa/RN

A deputada Gesane Marinho (PSD) promove, na próxima quarta-feira (2), uma audiência pública para discutir a infraestrutura e estacionamento da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa/RN) na Assembleia Legislativa. Com o tema “Estrutura da Ceasa/RN: em busca de soluções”, a audiência acontece às 14h30 no auditório Robinson Faria e irá reunir permissionários, empresários, diretores da Ceasa/RN e representantes do Governo do Estado.
 
A Ceasa/RN possui praticamente a mesma estrutura e espaço há 39 anos. Está localizada em um terreno de 76 mil metros quadrados, mas recebe hoje uma média de 2.200 veículos por dia para 500 vagas de estacionamento. A falta de organização e espaço tem sido um problema diário tanto para os empresários que atuam na Central quanto para os clientes.
 
“Decidimos trazer o debate para a Assembleia depois de os permissionários nos procurarem. Concordamos que a estrutura que existe há quase quatro décadas não tem como atender uma demanda sempre crescente. Na audiência vamos discutir possíveis soluções para o problema. Uma das ideias levantadas por eles é uma cessão de parte do terreno do CAIC, na área que se encontra desativada”, diz Gesane Marinho.
 
Para a audiência pública foram convidados os diretores da Ceasa/RN, Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer, Agricultura e Pesca, vice-governador Robinson Faria, Ministério Público, Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/RN) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
 
Assessoria de comunicação – Deputada Gesane Marinho

domingo, 23 de março de 2014

Prefeitura de Canguaretama viabiliza a construção de três novas quadras escolares

Pensando em ampliar a prática esportiva e incentivar a realização de eventos culturais no município, que a Prefeitura Municipal de Canguaretama vai viabilizar a construção de mais três quadras escolares cobertas com vestiário.
As quadras vão pertencer as Escolas Municipais Joaquim Gomes Sobrinho, Elza Bezerril e João Gomes de Torres, mas também estarão à disposição da comunidade. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal e vai receber recursos na ordem de R$1,3 milhão. Para as obras começarem a Prefeitura aguarda apenas o repasse da verba e a conclusão do processo licitatório.
“A prática esportiva é de fundamental importância para o desenvolvimento e educação de crianças e jovens canguaretamenses. Além disso, o espaço também pode servir para sediar possíveis eventos no município”, pontua a prefeita Fátima Marinho.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Prefeitura de Canguaretama solicita mais efetivo ao Comando da Polícia Militar do RN

Com o propósito de garantir mais segurança à população do município que a Prefeitura Municipal de Canguaretama solicitou a partir de ofício, quatro policiais militares para o distrito de Piquiri ao Comando Geral da Policia Militar do RN.

Segundo a prefeita Fátima Marinho, há informações de que existem oito policiais militares lotados no posto fiscal de Caraú, o qual se encontra desativado.

“Como o posto fiscal de Caraú está desativado e ele pertence a BR do município, nós requeremos que pelo menos quatro dos oito policiais desse posto, possam ser transferidos para Piquiri, dando maior segurança aos moradores da localidade”, explica a prefeita Fátima Marinho.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Prefeitura de Canguaretama recebe fiscalização do PMAQ

Durante dois dias dessa semana, a Prefeitura Municipal de Canguaretama e a Secretaria Municipal de Saúde recepcionou uma equipe do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
O grupo veio fiscalizar as condições de qualidade dos projetos de Atenção Básica participantes do Programa, visitando e averiguando as unidades de saúde do município.
Hoje, a Prefeitura recebe do PMAQ cerca de R$100.000,00 para custear 12 equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Se a avaliação for positiva, há a possibilidade de aumentar esse valor em até 20% e incluir mais um PSF em Canguaretama, como também conseguir mais aquisições para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Robson Lúcio Duarte, a equipe fez elogios às unidades e por isso ele está otimista que, o resultado da avaliação seja favorável ao município.
Para a prefeita Fátima Marinho essas avaliações são fundamentais para garantir mais investimentos no setor da saúde do município. “Toda e qualquer ajuda de custo, seja por recursos próprios ou do Governo Federal são imprescindíveis para manter o setor da saúde de Canguaretama. Estamos confiantes que vamos conseguir mais essa conquista e beneficiar a população”, relata a prefeita.
O resultado da avaliação está previsto para ser divulgado no mês de agosto.
 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Carreta do Turismo da Fecomércio chega à Canguaretama dia 14/04

A prefeita Fátima Marinho com o apoio da deputada estadual Gesane Marinho participaram ontem de reunião com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz e o Diretor Regional do Senac RN, Helder Cavalcanti.
O propósito do encontro foi solicitar a ida da Carreta do Turismo da Fecomércio para Canguaretama, com diversos cursos de capacitação na área de turismo e hotelaria. A partir do diálogo, foi acordado que a carreta se instala no município dia 14 de abril.
“Firmar parcerias com instituições renomadas como a Fecomércio é importante para o nosso município, uma vez que os cursos que irão ser oferecidos são de alta qualidade e vão capacitar ainda mais os profissionais de Canguaretama, abrindo novas oportunidades para ingressar mercado”, pontua a prefeita Fátima Marinho.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Gesane Marinho cobra seguro-defeso para pescadores do Agreste durante 5º Grito da Pesca

O 5º Grito Nacional da Pesca e Aquicultura movimentou a Barra do Cunhaú durante todo este sábado (22) e reuniu lideranças do setor, autoridades e políticos de todo o Rio Grande do Norte e algumas partes do país. A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) foi uma das que prestigiou o evento, e aproveitou para cobrar aos governos federal e estadual melhorias para a atividade pesqueira do Agreste potiguar. 

Diversos representantes de colônias de pescadores de cidades como Canguaretama, Georgino Avelino, Tibau do Sul e Macaíba estiveram presentes e aproveitaram para reivindicar incentivos e melhores condições de trabalho. O direito ao seguro-defeso foi uma das reivindicações encampadas pela deputada Gesane Marinho, que em seu discurso aproveitou para cobrar ao ministro da Pesca e Aquicultura Eduardo Lopes, que também estava presente. 

"Sabemos como é difícil a vida dentro e fora do mar. E não existe oportunidade melhor para pedirmos ao Governo Federal, aqui representado por três ministros de Estado, que considerem a inclusão dos pescadores de Canguaretama, Arez e Georgino Avelino no seguro-defeso. Nossos trabalhadores precisam desse benefício durante os meses do período de defeso para complementar o sustento da família e melhorar seus barcos e equipamentos", disse, sendo aplaudida logo em seguida pelos pescadores presentes. 

Canguaretama, assim como Arez e Senador Georgino Avelino, não têm direito ao seguro-defeso conferido pelo Ministério do Trabalho e Ibama. Gesane Marinho aproveitou a realização do Grito da Pesca para cobrar tal pleito dos pescadores, assim como para pedir que se considere a construção de uma sede própria para a colônia de Canguaretama e uma unidade de beneficiamento para processar o pescado. 

"O sonho de ter uma unidade de beneficiamento próprio é antigo e nós estamos aqui hoje para, unidos, cobrar a realização deste sonho. Sabemos que existe a figura do atravessador, o que faz com que muitos pescadores faturem muito menos do que deveriam com sua produção. Uma unidade de beneficiamento agregaria valor ao produto e melhoraria a vida desses trabalhadores", emendou Gesane. 

Participaram ainda do 5º Grito da Pesca e Aquicultura os ministros Eduardo Lopes (Pesca e Aquicultura) e Manoel Dias (Trabalho), presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln, prefeita de Canguaretama Fátima Marinho, presidente da Câmara Federal Henrique Alves, governadora Rosalba Ciarlini e presidente da Câmara de Vereadores de Canguaretama, João Paulo Pessoa. 

Antes da abertura do evento em Barra do Cunhaú, as autoridades participaram de uma cerimônia de entrega de título de cidadão canguaretamense na Câmara Municipal de Canguaretama. Receberam o título o ministro do Trabalho Manoel Dias, senadores Marcelo Crivella e Benedito Lira (representados pelos ministros da Pesca, Eduardo Lopes, e da Previdência Social, Garibaldi Filho), presidente da CNPA Abraão Lincoln e chefe de gabinete do Ministério da Pesca, Margarett Cabral. 

Assessoria de Comunicação - Deputada Gesane Marinho

sexta-feira, 21 de março de 2014

Matriz eólica do RN é a maior do Brasil

Usina-eolica-energia-renovavel

Potência instalada é de aproximadamente 1,7 GW, com 67,54% de geração eólica, quebrando assim o seu próprio recorde de estado com a maior matriz eólica do país.
21.03.2014, Fonte: Milton Pinto/CERNE
Uma análise feita a partir dos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), temos que o Rio Grande do Norte possui a maior matriz eólica estadual do país, com 45,49%, seguido  de longe pelo Ceará, com 26,16%, este último sendo ainda o líder em potência eólica instalada, com 691,04 MW.
Estudos levantados pelo CERNE, no último mês, mostraram que o RN deve quebrar a barreira de 1 GW de potência eólica instalada, ainda no primeiro semestre de 2014,alcançando 1.163,39 MW gerados a partir de 41 parques eólicos, superando portanto o Ceará. O estado do Rio Grande do Norte tem atualmente (março de 2014) uma potência instalada de  930, 30 MW, deste valor  temos  que  45,49%  são  oriundos  dos  atuais  15  parques  eólicos  em  operação.
Este percentual, como dito, já é responsável pelo maior índice eólico estadual do Brasil. Com a adição dos 27 novos parques eólicos, estimado até final de junho de 2014, e mantendo-se constante os 559 MW da geração das outras fontes (praticamente as 9 usinas térmicas) que atuam no estado, O RN chega então  a uma potência instalada  de aproximadamente 1,7 GW, com 67,54% de geração eólica, quebrando assim o seu próprio recorde de estado com a maior matriz eólica do Brasil.
Os números indicados na Tabela abaixo mostram também os estados com maiores percentuais de geração termelétrica, classificados deste modo como os estados que possuem as matrizes mais sujas: No topo da lista aparece o Acre, que gera apenas através de termelétricas, seguido pelo estado de Roraima, com 95,92%.  
O terceiro lugar no Brasil e o primeiro no Nordeste é a Paraíba, com 88,54%. Apesar de o Ceará ser o atual líder em geração eólica no Brasil, o estado tem 73,6% de sua matriz oriunda de fontes térmicas, colocando-o no 5° lugar no Brasil e o 2° no Nordeste, num montante de geração equivalente à geração térmica do RS ou de MG. Deve-se considerar que o maiores valores absolutos de geração termelétrica ocorrem respectivamente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul (Este último é o atualmente o segundo maior gerador eólico do Brasil).
O estado com o menor índice de geração termelétrica é Sergipe, com apenas 2,63% de sua matriz energética; seguido pelo Tocantins e Alagoas, respectivamente com 2,72% e  3,92%. Com relação à geração hídrica, pela Tabela mostrada, verifica-se que o estado com maior índice desta fonte é Tocantins (97,26%), seguido de perto por Sergipe (96.32%) e Alagoas (96,08%).
Foto: ideias-efatos.blogspot.com

PERCENTUAL E POTÊNCIA DE GERAÇÃO EÓLICA, TÉRMELÉTRICA E HÍDRICA, POR ESTADO BRASILEIRO
ESTADO
EÓLICA (%) /
POTÊNCIA INSTALADA (kW)
TERMELÉTRICA (%) /
POTÊNCIA INSTALADA (kW)
HÍDRICA (%) /
POTÊNCIA INSTALADA (kW)
Goiás
0 - 0
13,7 - 1.449.645
86,3 - 9.128.954 
Maranhão
0 - 25
56,26 - 1.703.452
43,74 - 1.324.300
Ceará
26,16 - 691.044
73,6 - 1.944.455
0,20 - 5.263
Paraíba
10,76 - 69.000
88,54 - 567.950
10,92 - 4.520
Piauí
5,66 – 18.000
19,75 - 62.815
74,6 - 237.300
São Paulo
0 - 2
28,63 - 7.219.464
71,35 – 17.986.471
Rio Grande do Norte
45,49 - 423.159
54,51 - 507.095
0 - 0
Distrito Federal
0 - 0
35,21 - 16.168
64,68 - 29.700
Pará
0 - 0
4,79 - 433.799
95,21 – 8.626.090
Rio Grande do Sul
5,63 - 513.000
22,67 - 2.065.335
71,7 – 6.533.505
Sergipe
1,05 - 34.500
2,63 - 86.335
96,32 – 3.162.364
Rio de Janeiro
0,32 -  28.050
56,68 - 5.002.270
23,16 – 1.805.527
Acre
0 - 0
100 - 190.896
0 - 0
Alagoas
0 – 0
3,92 - 303.410
96,08 – 7.444.677
Rondônia
0 - 0
21,07 - 560.525
78,94 – 2.100.093
Espírito Santo
0 - 0
53,02 - 994.884
46,97 – 881.431
Paraná
0,01 - 2.500
6,5 - 1.185.624
92,08 – 17.045.640
Santa Catarina
3,17 - 236.400
14,3 - 1.066.830
82,53 – 6.156.957
Amazonas
0 - 0
87,86 - 1.988.135
12,14 - 274.710
Bahia
2,36 - 233.190
20,98 - 2.074.293
76,63 – 7.575.420
Tocantins
0 - 0
2,72 - 81.301
97,26 – 2.906.779
Minas Gerais
0 - 156
10 - 2.014.025
90 – 18.126.543
Mato Grosso do Sul
0 - 0
20,18 - 1.772.565
79,82 – 7.010.087
Roraima
0 - 0
95,92 - 117.610
4,08 – 5.000
Amapá
0 - 0
74,57 - 225.597
25,43 - 76.952
Pernambuco
0,79 - 26.750
55,04 - 1.868.704
44,14 – 1.498.534
Mato Grosso
0 - 0
28,91 - 811.025
71,09 – 1.993.884
Fonte: BIG, Aneel, em 14/03/2014.
 
Milton Pinto
CERNE -   Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia
Natal/RN, 14/03/2014
Rua Raimundo Chaves, 2182 - Natal, RN - Brasil - CEP 59064-390 - Tel +55 (84) 2010-0340
 
Copiado de http://www.cerne.org.br/pt-BR/noticias/matriz-eolica-do-rn-e-a-maior-do-brasil

Prefeitura lançou o Inventário da Oferta Turística de Canguaretama

A Prefeitura Municipal de Canguaretama com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo lançou ontem o projeto Inventário da Oferta Turística (INVTUR). O estudo realizado em parceria com o IFRN resultou num exemplar de cerca de 100 páginas dividida em três categorias.
São elas, Infraestrutura de Apoio ao Turismo evidenciando os meios de acesso ao município, sistemas de comunicação, médico, educacional; Serviços e Equipamentos Turísticos com informações sobre hospedagem, alimentação, agenciamento, transporte, eventos e a terceira categoria ressaltando os Atrativos Turísticos como os naturais, culturais e econômicos.
Uma média de 200 pessoas participaram do Seminário, que contou também com a presença do reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, empresários locais, professores e estudantes.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Paulo César Fernandes, com esse planejamento inédito do segmento, vai ser mais fácil executar as ações do plano municipal de turismo.
Para a prefeita Fátima Marinho o INVTUR é fruto de um esforço coletivo. “Depois de muito trabalho e pesquisa começamos a colher resultados no setor do turismo de Canguaretama. Vamos agora colocar em prática e fazer tudo da maneira mais rentável possível”, pontua a prefeita.

Grito da Pesca e Aquicultura acontece em Barra do Cunhaú

pescadorAcontece na manhã deste dia 22, em Barra do Cunhaú, o 5º Grito da Pesca, maior evento nacional reivindicatório do segmento, realizado pela Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA).
Para a ocasião confirmaram presença, o novo ministro da Pesca, Eduardo Lopes, o ministro do Trabalho, Manoel Dias e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Também vão participar do evento o presidente da CNPA Abraão Lincoln, a prefeita Fátima Marinho, outras lideranças políticas e empresariais do estado.
Para a prefeita Fátima Marinho é uma honra ter o município escolhido para sediar um evento tão importante como o Grito da Pesca. “Somente em Canguaretama nós temos cerca de 900 pescadores, mantendo esta atividade como principal, para tirar o sustento da família. Por isso, esperamos firmar novas parcerias com o Governo Federal e conseguir benefícios aos pescadores da região”, explica a prefeita Fátima.
O Grito Nacional da Pesca e Aquicultura contará com uma agenda técnica e política, iniciada às 11 horas, e será encerrado com uma programação festiva, iniciada no meio da tarde, com grandes apresentações musicais, como a banda Grafith, Pegada Forrozeira e apresentação especial de Bartô Galeno.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Prefeitura de Canguaretama reforma as 25 escolas que compõe a rede municipal de ensino


A Prefeitura Municipal de Canguaretama com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Obras e Serviços concluiu nesta semana a reforma de toda a rede municipal de ensino, constituída por 25 escolas.

Dentre os melhoramentos a Prefeitura viabilizou a manutenção, conservação e pequenos reparos nas instalações, como troca de forro, pintura, bem como aquisição de mobiliário escolar, a exemplo de cadeiras, armários, quadros, computadores, a climatização de algumas salas e a construção de novos espaços.

O investimento na ordem de R$ 365 mil é oriundo de dois programas do Governo Federal, o Programa Dinheiro Direto na Escola do Campo (PDDE Campo), que proporcionou a reforma de 11 delas, e o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), que beneficiou as outras 14.

O pai de um estudante da Escola Municipal Manoel Rodrigues, o senhor José Roberto da Cruz, elogiou a reforma da instituição. “A escola ficou muito bonita e estruturada, nunca tinha visto as salas de aula daqui desse jeito, tão modernas. As cadeiras para os alunos são de primeira qualidade. Ficou tudo maravilhoso”, comenta o pai.

Para a prefeita Fátima Marinho a conclusão dessa reforma é reflexo de um grande esforço feito por toda a equipe da Prefeitura, para levar mais qualidade na educação de crianças e jovens canguaretamenses. “Para que surjam oportunidades de um bom emprego no futuro e a nossa cidade cresça, é preciso que os alunos de Canguaretama tenham uma educação de excelência. Sem falar que essa nova estrutura, não beneficia apenas os estudantes, mas todos que estão diretamente ligados a eles, família, professores, profissionais, todos são contemplados. É por isso que estamos muito felizes com mais essa conquista e esperamos fazer ainda mais pela população de Canguaretama”, disse a prefeita.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

quinta-feira, 13 de março de 2014

Gesane Marinho homenageou defensora pública geral pelo Dia Internacional da Mulher

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizada nesta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa foi marcada pelas homenagens à mulheres fortes da sociedade potiguar. A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) escolheu homenagear a defensora pública geral do RN, Jeanne Bezerra, com 17 anos dedicados à defesa judicial dos mais carentes. 

Em seu discurso, Gesane Marinho destacou que o Dia da Mulher é uma data para se comemorar as muitas conquistas alcançadas pelo sexo feminino no último século, mas também para se refletir sobre os avanços que a sociedade ainda precisa realizar para acabar com a discriminação e preconceito contra mulheres, principalmente no mercado de trabalho. 

A parlamentar parabenizou Jeanne pela sua dedicação à profissão e por ter enxergado na carreira de advogada uma maneira de ajudar as pessoas menos favorecidas, ingressando na Defensoria Pública e implantando programas como o SUS Mediado e o Defensoria na Comunidade. "Precisamos de boas inspirações nos dias de hoje e você é uma delas, Jeanne", disse. 

Gesane Marinho foi aplaudida quando também parabenizou aquelas mulheres que abdicam de suas carreiras e trabalho para se dedicar ao cuidado da casa e dos filhos. "Essas mulheres muitas vezes trabalham muito mais que nós, que temos uma jornada diária fora de casa. Acordam mais cedo e dormem mais tarde e muitas vezes não são reconhecidas por isso. Elas também merecem nossa admiração e aplausos neste dia", acrescentou. 

A deputada também foi homenageada pelos deputados da casa e recebeu uma placa e flores em alusão à data comemorativa. 

Assessoria de Comunicação - Deputada Gesane Marinho