segunda-feira, 31 de março de 2014

Saiba o que é e como funciona o Departamento de Habitação da Prefeitura de Canguaretama

DSC_6782O Departamento de Habitação é um setor criado pela Prefeitura Municipal de Canguaretama para administrar de forma exclusiva, os recursos do programa Minha Casa Minha Vida, no município.
O programa do Governo Federal foi criado em 2009. Mas, apenas ano passado, na gestão da prefeita Fátima Marinho, que o projeto começou a funcionar em Canguaretama. Cerca de 190 pessoas já foram beneficiadas com a casa própria de alvenaria.
A equipe do Departamento de Habitação é composta por dez funcionários, encarregados de um trabalho de responsabilidade. Eles fazem o cadastramento das famílias, preenchem fichas socioeconômicas, pesquisam as condições das casas in loco, registram fotos, entre outras tarefas.
Para o arquiteto do Departamento de Habitação, Caio Duarte, esse serviço realizado pela Prefeitura é fundamental para transformar a realidade de moradia do município. “Se esse projeto tivesse iniciado desde sua existência, acredito que mais de mil famílias já teriam sido contempladas com casas novas. Mas, depois que assumimos esse compromisso, estamos empenhados para ganhar o tempo perdido dos anos anteriores, fazendo esse trabalho cadastral de forma articulada. Muitas vezes chegamos a um local para cadastrar uma família e percebemos que a residência do vizinho também está em condições ruins e incentivamos a fazer a ficha”, revela Caio.
A meta do Departamento de Habitação é construir em um ano de gestão, mais 500 casas em Canguaretama, erradicando as moradias de taipa do município. Por isso, quem ainda morar em casa de taipa na zona rural, pode procurar o Departamento de Habitação, localizado na rua Getúlio Vargas, próximo ao Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário