quinta-feira, 6 de março de 2014

Prefeitura de Canguaretama inicia campanha de vacinação contra HPV

Com o objetivo de promover a saúde e prevenir o câncer do colo do útero, que a Prefeitura Municipal de Canguaretama em parceria com o Ministério da Saúde vai iniciar no município, o Programa Nacional de Imunização, com a introdução da vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV). O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres.

A vacinação gratuita contra o HPV começa dia 10 março e vai acontecer em todas as escolas municipais e estaduais de Canguaretama. Para isso a Secretaria Municipal de Saúde e de Educação estão trabalhando de forma integrada, conscientizando os pais e as adolescentes sobre a importância de se vacinar.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas do câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV. A dose inicial será ofertada para as jovens de 11 a 13 anos de idade nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003. Já a 2ª dose será administrada seis meses após a 1ª dose. E a 3ª dose será administrada cinco anos após a 1ª dose. A meta inicial da Prefeitura é vacinar mais de 1100 meninas.

“É muito importante que as jovens de Canguaretama tomem essa vacina. Só para se ter uma noção, os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. Sem falar que é o primeiro ano que esta vacina vai ser oferecida gratuitamente. Até 2013, ela só era encontrada na rede privada e cada dose custa aproximadamente R$300,00. Então, uma oportunidade como essa, é  uma forma de cuidar da saúde, evitando problemas futuros”, revela a prefeita Fátima Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário