segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Prefeitura de Canguaretama distribuiu 300 mil m² de terra, 600 quilos de sementes e duas mil doses de vacinas em 2013


A prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, se reuniu, na última semana, com a titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Maria Avanael, com o objetivo de fazer um balanço das ações realizadas na área ao longo de 2013, como também de traçar novas metas para o ano que iniciou.
Pensando numa melhor qualidade de vida para os agricultores canguaretamenses, uma das iniciativas da Prefeitura foi o arrendamento de 30 hectares de terra (o que corresponde a 300 mil m²) para 50 famílias plantarem culturas, a exemplo da macaxeira, batata doce, jerimum, milho e feijão. Foi criado também o programa Corte de Terra, que cortou 300 hectares para pequenos proprietários, meeiros, arrendatários, comodatários e outros.
Com recursos próprios, também foram adquiridas pela Prefeitura, para os rebanhos bovinos, duas mil doses de vacinas contra a febre aftosa e mil contra a raiva.
Já em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), foram distribuídos aos agricultores 600 quilos de sementes de feijão e milho e comprados 2.400 quilos de peixe dos piscicultores para entrega durante a Semana Santa.
A produção dos agricultores de Canguaretama foi contemplada na elaboração da merenda escolar do município. Para isso, dois grupos foram criados. O primeiro, composto por 15 agricultores, recebeu investimentos na ordem de R$ 112.522,50, advindos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Essa quantia corresponde a 31% do repasse que vem para a merenda escolar por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Osegundo grupo, formado por 20 agricultores, recebeu investimentos no valor de R$ 70.000,00 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.
Com o propósito de organizar e planejar o setor, também foram instituídos: o Fórum das Associações de Agricultura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado e Solidário.
Segundo a secretária Maria Avanael, todas essas ações mostram que a Prefeitura está empenhada em fazer uma boa gestão, colocando sempre em primeiro lugar o trabalhador canguaretamense. A prefeita Fátima Marinho relata que essas são apenas algumas das medidas implantadas e que em 2014 a Prefeitura pretende ampliar as ações no campo.
“Estamos preocupados com o futuro da nossa agricultura, por isso para esse ano nós já aderimos ao programa Garantia Safra e solicitamos 300 cotas que devem ser destinadas a agricultura familiar. Acreditamos que esse e outros projetos vão ajudar a alavancar o setor, contribuindo também para a economia de Canguaretama”, avaliou a prefeita.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário