Do UOL, no Rio
  • Roberto Moreyra/Extra/Agência O Globo
    O brucutu, apelido dado ao veículo durante a ditadura militar, chegou ao quartel do Batalhão de Choque sob escolta O brucutu, apelido dado ao veículo durante a ditadura militar, chegou ao quartel do Batalhão de Choque sob escolta
A Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira (25) a aquisição de um canhão d'água, equipamento conhecido como "brucutu", para reforçar a atuação do BPChoque (Batalhão de Choque) no controle de distúrbios civis. A tropa tem sido frequentemente acionada em face da recente onda de manifestações pela cidade.

Mapa dos protestos

  •  
    Clique no mapa e veja onde aconteceram os principais protestos no Brasil até agora
O equipamento consiste em uma espécie de caminhão-pipa, dotado de um propulsor de água que emite jatos com forte pressão. O canhão tem sido constantemente utilizado pela polícia turca nos protestos contra o o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que ocorrem desde o dia 31 de maio.

O brucutu, apelido dado ao veículo durante a ditadura militar, chegou ao quartel do Batalhão de Choque sob escolta, nesta segunda-feira (24). A assessoria da PM não divulgou os detalhes do modelo, do fornecedor e do valor pago pela corporação.