segunda-feira, 29 de abril de 2013

O adeus a Paulo Vanzolini

Vida dividida
Nascido em 1924 no bairro de Cambuci, em São Paulo, Paulo Vanzolini foi autor de canções clássicas, mas sua ocupação era como herpetólogo (zoólogo especializado em répteis e anfíbios). Era pesquisador do Instituto de Zoologia, e professor emérito da USP (Universidade de São Paulo).
Formado em medicina, Paulo chegou a ser diretor do Museu de Zoologia da USP e foi responsável por criar a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Com doutorado em Harvard, onde Paulo estudou e conviveu com lendas da biologia como o evolucionista Ernst Meyer, o compositor também teve seu nome em 15 espécies de répteis ou anfíbios que pesquisou e descreveu. Seu trabalho como cientista rendeu premiações, como reconhecimento, em 2008, da Fundação Guggenheim, em Nova York.

Sua história dupla, na música e na zoologia, rendeu o documentário "Um Homem de Moral" (2009), do cineasta Ricardo Dias. Chico Buarque gravou duas canções do primeiro disco com músicas de Vanzolini; o médico e escritor Dráusio Varella foi seu aluno na USP e cientistas do quilate de Theodosius Dobzhansky, Emest Mayr e Aziz Ab'Saber eram seus amigos. Foi parceiro de Eduardo Gudin, Elton Medeiros e Paulinho Nogueira, entre muitos outros.

O samba-canção "Ronda", composto por ele, foi gravado por Inezita Barroso em agosto de 1953, sete anos depois da criação. Ele e a mulher, a cantora Ana Bernardo, acompanhavam Inezita na gravação de seu primeiro disco no Rio, "Moda de Pinga". Ela precisou de uma música de última hora e o autor lhe ofereceu "Ronda", uma crônica de amor e morte nos bares e ruas de São Paulo. 
A famosa canção, porém, não era sua favorita. "Eu tenho muita dívida com a cidade de São Paulo. É um absurdo como gostam de 'Ronda', mas gostam", afirmou em entrevista sobre as comemorações de seus 85 anos. Ele mesmo renegava ser um homem da música. "Sou completamente analfabeto em música".

"Samba é paciência", sempre repetia Vanzolini. Em conversa com o pesquisador Assis Ângelo, ele contou que levou 25 anos para terminar a letra de "Pedacinhos do Céu". Ele começou a compor seus sambas tipicamente paulistanos ainda no início dos anos 40. A obra é relativamente pequena --pelo menos a parte que o autor, perfeccionista, deixou vir à tona: é composta de aproximadamente 65 canções. 
Uma de suas últimas canções, "Quando Eu For, Eu Vou Sem Pena", gravada por Chico Buarque em 1997, encerrou sua fase de compositor, na metade da década de 1980

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2013/04/29/corpo-de-paulo-vanzolini-e-enterrado-no-cemiterio-da-consolacao-em-sp.htm

Corpo de Paulo Vanzolini é enterrado no cemitério da Consolação em SP

O corpo do compositor Paulo Vanzolini foi enterrado no final desta tarde de segunda-feira (29) em São Paulo, acompanhado por cerca de cem pessoas no Cemitério da Consolação. Antes do enterro, o corpo, que chegou às 16h40 no local, foi levado a uma capela para o cumprimento de orações.
Compositor e zoólogo, Paulo Vanzolini  morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte do artista, autor do clássico "Ronda", não foi divulgada a pedido da família. Vanzolini está internado desde quinta-feira, com quadro de pneumonia extensa, segundo os médicos Maurício Wajngarten e Miguel Cendoroglo Neto, que assinaram o último boletim médico pela manhã de domingo.
Entre os presentes no enterro, estava a cantora Yara Marques, que falou ao UOL sobre a amizade com o artista de 89 anos. Ela mudará o repertório na Virada Cultural, marcada para o dia 19 de maio na Praça Roosevelt, na capital paulista. "Ia ser Adoniran [Barbosa], mas agora vai ser só Vanzolini. Já mudei tudo", contou a artista.
Autor de sambas consagrados, como "Volta por Cima", "Samba Erudito" e "Praça Clóvis", Vanzolini foi interpretado por grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Miúcha, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Inezita Barroso.
Sua última aparição pública foi no Teatro Oficina, em São Paulo, no mês de março, durante um evento beneficente para levantar fundos à Casa de Francisca. No mesmo mês, recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto da obra. O compositor subiu ao palco para receber o troféu em uma cadeira de rodas e foi aplaudido de pé pela plateia.
Vanzolini faria um show na sexta-feira e no sábado no clube Casa de Francisca, no Jardim Paulista, com acompanhamento de sua companheira, a cantora Ana Bernardo, e de amigos como o violonista Ítalo Perón e o pianista e cartunista Paulo Caruso. 

Paulo Vanzolini deixa cinco filhos, entre eles o diretor e integrante da produtora Conspiração Filmes, Toni Vanzolini.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2013/04/29/corpo-de-paulo-vanzolini-e-enterrado-no-cemiterio-da-consolacao-em-sp.htm

Padre Marcelo Rossi diz que o perigo é a igreja cair na política e retroceder

- Publicado no Blog do Robson Pires
marcelo rossiSacerdote católico mais famoso do país, o padre Marcelo Rossi, 45, vai de encontro à indicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de que o incentivo às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) pode ajudar a igreja a recuperar o espaço perdido para os evangélicos.
Para padre Marcelo, as CEBs –que tiveram seu auge nos anos 1980 combinando princípios cristãos a uma visão social de esquerda– apresentam o risco de estimular a “tentação à política”.
“O PT surgiu da CEB. Então, que não se politize”, diz o padre, que defende que a igreja construa grandes espaços como seu Santuário Mãe de Deus, aberto, ainda incompleto, em novembro passado.

Semana será de chuva em Natal e interior do Estado

As chuvas continuam a cair em Natal e no interior do Estado durante toda a semana. De acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, as chuvas seguem até domingo, sendo mais concentradas no início da noite e durante a madrugada.
É melhor carregar o guarda-chuva todos os dias para não correr o risco de ser pego desprevenido. A previsão da Emparn é que entre a noite de hoje (29) e a madrugada da terça (30), possam ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte ao longo da faixa litorânea leste, devido às instabilidades de origem oceânicas associadas à Zona de Convergência Intertropical.
No interior do Rio Grande do Norte também não será diferente. As chuvas continuam durante a semana, sendo mais intensas à tarde e no início da noite. Gilmar Bristot fala ainda que por causa das chuvas, as temperaturas mínimas e máximas voltam às condições normais, de 23° e 30° respectivamente. Essa é a tendência para os próximos meses.
Do Nominuto.com

Robinson se diz a vontade para negociar candidatura ao governo com PT


robinson nomePresidente do PSD no Rio Grande do Norte, o vice-governador Robinson Faria se diz “à vontade” para negociar uma aliança com o PT visando o projeto de candidatura ao governo em 2014.
Depois que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, garantiu apoio aos petistas para a disputa de Dilma Rousseff pela reeleição ao governo federal em 2014, a possibilidade de aliança no RN e outros estados onde o partido postula lançar candidato ficou em aberto.
“Como partido que forma o arco de oposição ao governo do DEM, é muito fácil dialogar com o PT”, explica Robinson Faria, admitindo a intenção de negociar. “Posso afirmar que estou buscando formar uma chapa competitiva com a participação dos partidos de oposição. Atualmente, o PT é um partido forte no estado e devem deliberar sobre isso entre eles”, acrescenta.
Sobre a aliança nacional com o PT, o presidente estadual do PSD elogiou a postura da legenda. “O partido garantiu apoio sem aceitar cargos. É uma postura nova e moderna. Isso dá leveza ao partido”, analisa. Quando anunciou o apoio ao PT, o presidente nacional do PSD deixou clara a intenção de viabilizar o maior número de candidaturas possíveis para os governos estaduais.
Faria reforça que recebeu todo apoio ao projeto para o governo na última reunião com Gilberto Kassab, há cerca de dois meses. “O RN é um dos estados em que o partido vê a possibilidade da candidatura. Não escondo meu projeto de me tornar governador efetivamente, mas é algo que não depende só da minha vontade”, afirma.
Do portal No Ar

domingo, 28 de abril de 2013

POR QUE VOCÊ NÃO ARRUMA NAMORADO?

POR QUE VOCÊ NÃO ARRUMA NAMORADO?
Arte de Fatturi

Você não entende como não começa um relacionamento, como não se apaixona novamente, como não muda de vida.

Reclama da ausência de opções. É bonita, inteligente, divertida.

Minha hipótese é que não abandonou o passado.

Mantém flertes com o ex indiferente, ou continua saindo com sujeito que jamais assumirá o romance.

Raciocina que, enquanto não vem o escolhido, o príncipe, pode se entreter com velhas paixões.

Mas todos pressentem quando uma mulher está enrolada, todos intuem o caso mal resolvido, e não se aproximam.

Não virá ninguém para espantar os corvos e dissolver essa atmosfera pesada de Prometeu.

É trabalho em vão soterrar o precipício. Mulher desinteressada é impossível.

Ninguém ousará quebrar o monopólio de sua dor.

Você cheira a encrenca, cheira fidelidade a um terceiro. Seus ouvidos estão lentos, sua boca paira em distante lugar, seus olhos se distraem seguidamente.

Não tem brilho na pele, porém tensão nos ombros.

Sua respiração é um poço de suspiros.

Vive ansiosa por notícias, por reatos, mensagens. Não presta atenção, não se entrega para as casualidades.

Quem enxerga fantasmas não vê os vivos.

Não dá para começar um novo amor sem abandonar os anteriores. Errada a regra que a gente somente esquece um amor antigo por um novo.

Está com o corpo fechado, costurado, mentindo que já não sofre mais com as cicatrizes.

Espera herança, não sai para trabalhar ternuras.

Mendiga retornos, não cria memória.

Sua nudez não responde ao pedido da curva. Nem balança com a música favorita.

Está tomada do carma, do veneno, do ressentimento.

Pensa que está bem, mas está em luto. Uma mulher em luto não permite arrebatamentos, afasta-se na primeira gentileza que receber, recusa a prosperidade das pálpebras piscando nos bares e restaurantes.

Você nunca vai encontrar seu namoro, seu casamento, sua paz, se não terminar de se arrepender.

É preciso guardar o máximo de ar, ir ao fundo, descer na tristeza e nadar para longe dela.

Não amará outro alguém sem solucionar pendências, sem recusar o homem que não a merece, o homem que não vai embora e tampouco fica.

Não amará outro alguém sem abandonar algumas horas de alívio em motéis.

Não amará outro alguém se não bloquear as recaídas, se insistir em ressuscitar as promessas.

Uma mulher nunca será inteira se mantém romances quebrados.

Nunca estará presente.

Nunca estará aqui.

Entenda, minha amiga, só ama quem está disposta a ser amada.

Publicado no jornal Zero Hora
Coluna semanal, Revista Donna, p. 6
Porto Alegre (RS), 28/04/2013 Edição N° 17416

sábado, 27 de abril de 2013

O Cunhaú está renascendo como destino do Turismo Religioso e Cultural

Depois de anos em baixa, o Cunhaú está renascendo como destino do Turismo Religioso e Cultural. São várias caravanas de romeiros, curiosos e estudantes que retomando as visitas ao local. A paróquia de Canguaretama, também está investindo no local com contatos para incentivar a visitação ao Santuário dos Mártires. No sábado (27/04) por exemplo esteve no local os estudantes da Faculdade Maurício de Nassau, com o professor Nadson Gutemberg, que faz um trabalho diferenciado com as turmas de Direito.
da mesma forma esteve no Cunhaú uma caravana vinda do Recife PE, que se encantou com o lugar. Esses romeiros estavam de passagem para ver a imagem de Santa Rita, em Santa Cruz RN, mas decidiram conhecer Canguaretama através de um contato telefônico com o Pe. Neto.
Neste Domingo (28/04) é esperado uma caravana do municìpio de Assu RN, que virá para conhecer a Terra dos Mátires. Devido a isso a comunidade de Piquiri já se mobiliza para desenvolver um trabalho visando a recepção desses romeiros.



1897 - O SURGIMENTO DO TERMO ''FAVELA'', UM DRAMA SOCIAL QUE AFETA O BRASIL HÁ MAIS DE UM SÉCULO:

Com a Proclamação da República, em 1889, a elite e os administradores do Rio queriam apagar do seu passado os vestígios de uma cidade colonial. Cortiços sem condições sanitárias e povoados por ex-escravos foram demolidos na reforma de Pereira Passos. Sem ter outras opções de moradia os desabrigados foram obrigados a construir suas próprias casas.

A origem do termo ‘’favela’’ surge no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude da planta Cnidoscolus quercifolius (popularmente chamada de favela) que encobria a região. Alguns dos soldados que foram para a guerra, ao regressarem ao Rio de Janeiro em 1897, deixaram de receber o soldo, instalando-se em construções provisórias erigidas sobre o Morro da Providência. O local passou então a ser designado popularmente Morro da Favela, em referência à "favela" original. O nome favela ficou conhecido e na década de 1920, as habitações improvisadas, sem infraestrutura, que ocupavam os morros passaram a ser chamadas de favelas.

Hoje o termo tem sido tradicionalmente referido de forma mundial a áreas de habitação que já foram respeitáveis, mas que se deterioraram quando os habitantes originais foram deslocados para novas e melhores partes da cidade, porém o termo também é aplicado aos vastos assentamentos informais encontrados principalmente em cidades do mundo subdesenvolvido e em desenvolvimento.

Segundo a Organização das Nações Unidas, a porcentagem da população urbana que vive em favelas diminuiu de 47% para 37% no mundo em desenvolvimento, no período entre 1990 e 2005. No entanto, devido ao crescimento populacional e ao aumento das populações urbanas, o número dos moradores de favelas ainda é crescente. Um bilhão de pessoas no mundo vivem em favelas e esse número provavelmente irá crescer para 2 bilhões em 2030. Outro relatório da ONU, divulgado em2010, apontou que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em favelas na década de 2000.

Em 2010 o IBGE identificou 6.329 favelas em todo o Brasil, localizadas em 323 dos 5.565 municípios brasileiros. As cidades com maior proporção de habitantes morando em favelas foram Belém, que tem mais da metade da população (53,9%) vivendo nesse tipo de aglomeração, Salvador (26,1%), São Luís (24,5%) e Recife (23,2%). As duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, têm 11% e 22% da população morando em favelas, respectivamente.

As construções nas favelas variam de simples barracos a estruturas permanentes e bem-estruturadas. Na maioria desses locais ocorrem a falta de água potável, eletricidade, saneamento e outros serviços básicos, como policiamento e corpo de bombeiros, por exemplo.



FONTE: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=372570572861809&set=a.353051334813733.1073741831.352427821542751&type=1&relevant_count=1&ref=nf

Defesa Civil reconhece situação de emergência nas cidades de Montanhas e Jundiá/RN

A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 30 municípios, em nove estados do país, afetados pela seca e pelas chuvas. A Portaria nº 54 entra em vigor hoje (26) e, a partir do reconhecimento da situação pelo governo federal, os municípios podem solicitar ajuda financeira ao governo federal. Duas cidades do Rio Grande do Norte estão na lista, Montanhas e Jundiá.
Os dois municípios do estado entraram na lista em virtude da seca, que também atingiu dois municípios de Alagoas, cinco da Bahia, dois do Piauí e seis de Minas Gerais. Já as inundações e chuvas intensas atingiram um município do Amazonas; um de Goiás, quatro de Mato Grosso, três de Mato Grosso do Sul, um de Minas Gerais e três do Paraná.
As situações de emergência estabelecem uma situação jurídica especial que permite o atendimento às necessidades temporárias de interesse público, ou seja, resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas atingidas. Os municípios que precisam receber recursos de reconstrução para áreas destruídas por desastres devem apresentar um plano de trabalho no prazo de 90 dias da ocorrência do desastre.
Para aquisição de cestas básicas, medicamentos, fornecimento de aluguel social e implantação de obras provisórias, os municípios devem aderir ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC).
Do NovaCruzOficial
Informações do De Fato

Jovem se forma em direito mas continua sendo engraxate

jovem engraxate direito goiásJovem se forma em direito e continua sendo engraxate. Ele pagou faculdade com o que ganha limpando sapatos, até R$ 2 mil por mês. Objetivo é passar no exame da OAB e, no futuro, ser promotor de Justiça
Com o dinheiro que ganhou limpando sapatos de profissionais como juízes, desembargadores e advogados, o engraxate Joaquim Pereira, de 24 anos, acaba de se formar em direito em uma instituição particular de Goiânia. Mesmo com o diploma em mãos, ele não abandonou o ofício que aprendeu quando era criança e que lhe rende cerca de R$ 2 mil por mês.
Agora, o objetivo é se preparar para passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, depois, continuar estudando para ser promotor de Justiça. “Não quero ser qualquer profissional”, ressalta. Até lá, o jovem comunicativo e bem-humorado continuará cativando seus clientes como engraxate nas ruas do centro da capital. Sem deixar a vaidade de lado, já que uma das suas peculiaridades é trabalhar sempre bem vestido, com calça, camisa e sapatos impecáveis.
Ao deixar a cidade de Monte de Alegre de Goiás, na região nordeste do estado, em 2006, o jovem não se imaginava formado. Joaquim lembra que quando saiu da sua cidade natal para morar na capital tinha a esperança de que logo seria contratado em uma empresa e se tornaria um profissional de destaque. Mas viu que não era bem assim. Ele demorou três meses para conseguir emprego em uma fábrica de enxovais. Quando recebeu o primeiro salário mínimo, concluiu que não era o suficiente para se manter em Goiânia. Na época, ele morava com o irmão. “Vim pra trabalhar. Depois, vi que precisava estudar para crescer, para ter um emprego melhor”, conta.
Entre as coisas que tinha trazido do interior estava a caixa de engraxate, pois sabia que talvez precisasse usá-la. Em Monte Alegre de Goiás, ele apreendeu a profissão observando. Aos 11 anos começou a limpar sapatos quando queria comprar uma roupa ou um tênis. Apesar de trabalhar esporadicamente, ganhou experiência.

Devido à insatisfação com o emprego, ele decidiu, em um sábado, ir para as ruas de Goiânia e ver como se sairia de engraxate. “Ganhei R$ 20 e atendi umas dez pessoas. Mesmo não sendo muito, fiz as contas e vi que podia render”, afirma. Segundo ele, na segunda-feira, três meses após ser admitido na fábrica, pediu demissão. “Indagaram porque eu retrairia tanto. Pensaram que eu estava revoltado”, lembra. O jovem comenta ainda que não foi uma decisão fácil, pois teve medo de ser rejeitado. “Tive medo da reação dos meus amigos e dos colegas”, diz.
No primeiro semestre que trabalhou como engraxate, Joaquim terminou o ensino médio em uma escola pública de Goiânia e começou um curso de webdesigner, mas não gostou. Enquanto isso, a profissão de engraxate deslanchava.

Samba da vitória

As pessoas para quem engraxou sem cobrar nada nas primeiras vezes se tornaram seus clientes. A simpatia e a abordagem especial atraíram muitos outros e fez com que ele ficasse conhecido nos locais onde trabalha como na Praça Cívica, onde está o Centro Administrativo do Governo de Goiás. O “samba da vitória”, som que ele faz com um pano ao polir os sapatos, virou sua marca registrada . Joaquim conquistou uma clientela fixa. De R$ 20 por dia, ele passou a faturar até R$ 100.
Depois de um ano limpando sapatos, Joaquim decidiu que entraria para uma faculdade de direito. “Vendo o dia a dia dos advogados e conversando com eles, concluí que queria ser um deles”, afirma. A decisão de ingressar em uma universidade foi criticada por muitos conhecidos. “Falavam que eu não daria conta de terminar, que era muito difícil e caro”, conta. No entanto, ele persistiu com o sonho de se formar, passou no vestibular e começou, em 2008, o curso de direito em uma instituição de ensino particular. “Se a gente quiser ter sucesso na vida, tem que se submeter ao risco”, ressalta.
Joaquim afirma que os cinco anos da faculdade não foram fáceis. “Já na primeira prova tirei zero. Aquilo me baqueou, até pensei em desistir, mas falei ‘vou estudar’, e assim fiz”, recorda-se. Ele estudava de manhã, e à tarde ia trabalhar como engraxate até as 19h, pois precisava ganhar dinheiro para pagar o curso.
Além de estudar e trabalhar nas ruas, Joaquim tinha de cumprir suas tarefas domésticas, como lavar roupa e arrumar a casa. O irmão dele se casou e ele foi morar com um amigo, no Centro de Goiânia. O bacharel em direito ainda conta que separava um tempo para tocar violão e estudar música, que é uma de suas paixões. Ele é evangélico e gosta de cantar na igreja. “Tem que ter disciplina para ter tempo de fazer tudo”, ensina.
A ajuda para pagar a faculdade veio no 7º período, quando ele conseguiu uma bolsa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Na mesma época, ele também conseguiu um estágio na Procuradoria Geral do Município por indicação de um cliente, onde trabalhou até dezembro do ano passado. Apesar do trabalho, ele continuou a engraxar nos horários livres.
A colação de grau ocorreu no último dia 19, na capital goiana. “Foi extraordinário. Estou muito feliz”, comenta. Os pais de Joaquim vieram de Monte Alegre de Goiás para prestigiar o filho. Ele, que é o caçula da família, também contou com a presença de um, dos três irmãos. “Eles estão muito orgulhosos de mim, do que conquistei”, ressalta. No evento, Joaquim ainda foi homenageado pelo reitor da instituição de ensino. O jovem engraxate foi o aluno destaque da turma.

Sonhos

Mesmo formado, Joaquim não se importa de engraxar sapatos nas ruas de Goiânia. O jovem tem a admiração de seus clientes. “Ele é um exemplo de que nada é impossível. Poucas pessoas têm a capacidade e o esforço de concluir um curso superior engraxando sapato”, ressalta o advogado Aldemir Leão da Silva. O rapaz garante que exercerá a função até encontrar um bom emprego, com boa remuneração.
Inicialmente, o objetivo é passar no exame da OAB para ter seu registro de advogado e poder exercer a profissão que escolheu. Devido ao seu esforço, o jovem ganhou um curso preparatório para a prova, que ocorrerá em agosto. As aulas serão julho.
Depois de fazer a prova, Joaquim vai começar uma pós-graduação. Ele ganhou bolsa integral da especialização, que, se ele fosse pagar, custaria cerca de R$ 9 mil. Joaquim sonha alto, ele quer se tornar um promotor de Justiça. “Vou continuar estudando cada vez mais para passar em um concurso e ser promotor”, reforça.
Com o dinheiro de engraxate, ele também conseguiu tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Esse é um primeiro passo para alcalçar outro objetivo, o de trocar a bicicleta por um carro.”Quando se sonha, se tem um objetivo e não desiste, as coisas acontecem”, ressalta.
G1 Goiás

CAMPEONATO MUNICIPAL SUB 14 E SUB 17 DE CANGUARETAMA

RODADA DESTE FINAL DE SEMANA NO ESTÁDIO MUNICIPAL URUÁ.

SÁBADO-27/04/2013
14:00 - CORINTHIANS (LSJ) X PROJETO SUB 14
15:20 - CORINTHIANS (LSJ) X PROJETO SUB 17
17:00 - PIQUIRÍ X LIMEIRA SUB 14
18:20 - PIQUIRÍ X LIMEIRA SUB 17

DOMINGO-28/04/2013
7:00 - OUTEIRO X CANGUARETAMA SUB 14
8:20 - OUTEIRO X CANGUARETAMA SUB 17

Festa da Padroeira de Piquiri, Nossa Senhora de Fátima, ocorrerá de 03 a 13 de Maio!!!

Piquiri está empenhada na organização dos festejos em comemoração à sua padroeira, Nossa Senhora de Fátima.

A comunidade de Piquiri, é bastamente reconhecida pelo fevor religioso e pela presença marcante e atuante da religião católica no cotidiano e também pelo grande destaque das espetaculares fanfarras e bandas marciais que todos os anos abrilhantam o desfile do 7 de setembro de Canguaretama e cidades vizinhas.
Continuando sua tradição, a população católica está bastante empenhada na organização dos festejos em comemoração à Nossa Senhora de Fátima, padroeira de Piquiri.
Desde o dia 21/04, vem ocorrendo no povoado peregrinações com a imagem da padroeira que seguem até o dia 02/05. Durante as caminhadas, ocorre a proclamação do Santo Evangelho e de louvores; os devotos visitam casas, fazem celebrações e promovem a meditação do Santo Terço.
Em superação à tristeza provocada pelos últimos acontecimentos, a comunidade de Piquiri está espiritualmente em sintonia com a festa religiosa, a qual conta a cada dia com a adesão de mais pessoas.
 
 
FONTE:http://www.canguaretamaemchamas.com.br/

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Goianinha é destaque no Troféu Cultura

A Cultura de Goianinha foi destaque, mais uma vez, no Troféu Cultura que é realizado pelo colunista social Toinho Silveira. A X edição do evento aconteceu na noite desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, na capital potiguar e contou com a presença de artistas e autoridades. Durante o evento, a orquestra de violinos Acordes e Melodias se apresentou para o público. Representaram Goianinha: o prefeito Júnior Rocha, o vereador Nenel Paiva e a secretária municipal de Cultura, Ana Maria Barbalho.
Goianinha foi contemplada com dois troféus. O Prefeito Júnior Rocha recebeu o troféu das mãos de Gustavo Rosado, secretário de Cultura de Mossoró. A secretária de Cultura de Goianinha, Ana Maria Barbalho também foi homenageada no evento e recebeu o troféu das mãos do Prefeito Júnior Rocha. Em discurso, Toinho Silveira ressaltou o trabalho sério e responsável que é feito com a gestão da Cultura de Goianinha. O Prefeito e a secretária dedicaram os prêmios aos funcionários da secretaria que se esforçam diariamente para permitir o desenvolvimento da Cultura local.
 
FONTE: http://cronicascanguaretamenses.blogspot.com.br/

Nasceu a filha da Deputada Gesane Marinho

Nasceu ontem (25/04), na Promater, em Natal, a filha da deputada estadual Gesane Marinho e Remy Dantas. Giovana Marinho Dantas nasceu com 3 quilos e meio e 51 centímetros. Por esse motivo, a deputada do PSD passará os próximos dias afastada da política.

EMPARN faz previsão de mais chuvas no fim de semana

- Publicado no Blog de Robson Pires -
raios-de-chuvasPara o final de semana, as instabilidades associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical continuarão presentes sobre todas as regiões do Estado, trazendo pancadas de chuvas com predominância de céu parcialmente nublado. A análise é do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
Já no início da semana, entre a madrugada de domingo até terça-feira, poderão ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte ao longo da faixa litorânea leste, devido às instabilidades de origem oceânicas associadas à Zona de Convergência Intertropical.
O comportamento de boas chuvas vem ocorrendo nos últimos sete dias em algumas regiões do Estado, principalmente no Oeste e no Seridó. Nas últimas 24 horas, por exemplo, de quinta-feira para a manhã de hoje (26) foram registradas boas chuvas em 27 postos pluviométricos monitorados pela EMPARN. No Oeste choveu mais forte em Venha Ver (92 mm), Coronel João Pessoa (56) e Major Sales (53,4).

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Obra completa de Paulo Freire grátis para download

paulo freire obra downloadAcervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire. 
Estão disponíveis para download gratuito vídeos de aulas, conferências, palestras, entrevistas, artigos e livros do educador
O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.
Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.

Educação como liberdade

Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador em educação. Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (concedidos por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992).
“Defendo a educação desocultadora de verdades. Educando e educadores funcionando como sujeitos para desvendar o mundo”, dizia Freire. A educação como prática da liberdade, defendida por ele, enxerga o educando como sujeito da história, tendo o diálogo e a troca como traço essencial no desenvolvimento da consciência crítica.
Clique aqui para acessar o acervo Paulo Freire
Acervo Paulo Freire

Copiado de http://montanhasrn.wordpress.com/

Magno Malta propõe lei que permite menor de 16 anos dirigir

Imagem: Reprodução (Waldemir Barreto/Ag.Senado)Senador Magno Malta (PR/ES) quer alterar a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Transito Brasileiro (CTB), facultado aos jovens entre 16 e 18 anos, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória.
O primeiro passo para jovens de 16 anos terem direito a CNH já foi dado hoje no Senado Federal. Agora o autor do projeto senador Malta lutará para provar a constitucionalidade da matéria, considerada polêmica.
“Como todos nós sabemos, com o grande avanço tecnológico e a consequente globalização, os jovens do nosso País estão cada vez mais aptos a afazeres que, décadas atrás, certamente, não seriam possíveis. Aos 16 anos, os reflexos já estão condicionados deixando aptos s jovens para obterem o direito de ter carteira provisória por dois anos”, esclareceu Magno.
Na justificativa do projeto de lei, Magno afirma que, “hoje, felizmente, com a mudança da nossa legislação, já é facultado aos cidadãos entre 16 e 18 anos, o direito de exercer sua cidadania, dando-lhes a prerrogativa de escolher seus representantes políticos através do voto. Ademais, tornou-se cada vez mais comum o ingresso dos jovens de 16 anos nas universidades brasileiras, o que, inquestionavelmente, os tornam pessoas mais responsáveis e cientes das suas obrigações”.
Para o senador do Espírito Santo, “em face da sua relevância social, tenho certeza que a presente iniciativa, contará com o respaldo dos meus pares, pois, trará grandes benefícios para os nossos adolescentes que, com este encargo a mais, terão autonomia trabalhada e o senso de responsabilidade apurado”, concluiu Magno, que espera aprovação do projeto nas diversas comissões do Senado.

Copiado de: http://montanhasrn.wordpress.com/

'Reality show’ em Marte – concurso desafia a humanidade

Sha
marsoneSe a Terra definitivamente já não lhe interessa, talvez você se sinta seduzido pela chance de viagem que a organização holandesa “Mars One” lançou recentemente para todo o globo: um concurso internacional em que os 24 vencedores ganharão uma viagem para o planeta Marte – onde, além de estabelecerem aquilo que seria a primeira “colônia” terráquea em outro astro, os passageiros participariam de um “reality show”.
Os milhões de dólares já gastos com pesquisas até agora não confessaram piadas criativas. Além de serem maiores de 18 anos e, é claro, saberem falar inglês, os candidatos, segundo Norbert Kraft, diretor médico da instituição, deverão apresentar “capacidade de adaptação, tenacidade, criatividade e compreensão dos outros” – ou seja, suicidas, ególatras, psicóticos, autistas, nerds covardes, pacientes terminais, cientificistas, depressivos e niilistas convictos não necessariamente serão aceitos.
realityshowCom gravidade e talvez ciente das possíveis armadilhas que os jornalistas de bom humor e maior inteligência poderiam lhe reservar, Bas Lansdorp, co-fundador da Mars One, declarou que a meta do grupo “é levar os seres humanos a Marte. Precisamos do interesse do mundo para fazer isto acontecer”. Ele também assegurou que “a empresa já recebeu “10.000 e-mails de pessoas de mais de cem países diferentes interessadas nesta missão”.
O concurso, apoiado por celebridades como o Nobel em física Gerard’t Hooft, não esconde dos candidatos que a viagem (para 2022) é só de ida – já que os corpos dos viajantes siderais já não se adaptariam outra vez à Terra e as dificuldades logísticas e técnicas de um retorno ao planeta azul não são nada animadoras.
A AEME, “nome provisório” para a “agência de estudos da moral e pelo engrandecimento ético do animal humano”, órgão “científico-filosófico co-sediado no Brasil e ainda em fase “experimental”, publicou há poucas horas o que chamou de “diagnóstico psico-sociológico dos prováveis participantes do concurso” que deixou milhões de pessoas perplexas, surpresas e excitadas:
astronauta“Para quem é quixotescamente egomaniaco, não ama a vida que leva na Terra e acreditou (certamente sem importar-se tanto com as provas) que o homem realmente chegou à Lua (o que, aliás, jamais foi comprovado – desconfiança que também pode ser ampliada para os robôs em Marte e às sondas pela galáxia), a proposta de vencer um reality show ao cabo do qual jamais se poderá desfrutar de qualquer prêmio em dinheiro, mas tão somente da estranha fama que alguém pode gozar estando num suposto “deserto vermelho”, deve interessar. Para quem não se encaixa totalmente nesse perfil, mas não é suficientemente “valente” para suicidar-se de uma vez ou recuperar-se de uma forte dor ou crise de valores pessoais, talvez a mera promessa de desaparecer do ‘mundo’ resulte atrativa.”
macadoastroMas a nota da agência concluiu de maneira menos engraçada: “Um projeto digno de uma ciência moralmente elevada jamais deveria atrelar sua realização às vaidades e tristezas de seus ‘voluntários’ (que bem deveriam ser chamados de cobaias). Se já apareceram os homens terráqueos dispostos, sem vergonha alguma, a realizar, participar ou financiar um reality show em Marte, é porque a própria ausência de amor que têm por suas vidas reais e por sua nave-mãe original (a Terra) se combinaram de maneira patética com uma maneira de fazer ciência cujos interesses últimos facilmente se confundem com o parasitismo dos ecossistemas e a incapacidade de harmonizar-se com qualquer cosmos que não lhe seja submisso e programável! Nenhuma ciência desonrou tanto a grandeza espiritual humana quanto a ocidental.”
“Há, no fundo de todos os reality shows, um espetáculo maior para o qual as pessoas não atentam (talvez por que estejam exatamente vendo de dentro dele): a indiferença e cinismo de uma civilização decadente para com sua própria frivolidade, ociosidade e despreparo para com as verdadeiras grandes metas morais” – concluiu o comunicado.
Até agora a “Mars One” não demonstrou oficialmente ter levado em conta as críticas da organização sem fins lucrativos brasileira.

postado por Wagner Pinheiro
Fontes:http://www.cartapotiguar.com.br/2013/04/25/reality-show-em-marte-concurso-desafia-a-humanidade/

As 50 melhores e piores profissões para 2013

melhores profissões 2013 atuárioLista de melhores profissões tem atuário no topo e repórter em último. Atuário, engenheiro biomédico e de software são as melhores, diz site. Piores profissões incluem ator, soldado, lenhador e repórter de jornal
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pelo CareerCast.com, um site norte-americano especializado em empregos, listou as melhores e piores profissões nos Estados Unidos este ano. No topo do ranking aparece como melhores as profissões de atuário, engenheiro biomédico, engenheiro de software, otorrinolaringologista e consultor financeiro. Já entre as piores profissões estão trabalhador de poço de petróleo, ator, soldado, lenhador e repórter de jornal, este na última posição. A lista tem no total 200 profissões. Confira a lista abaixo.
Levantamento com as melhore profissões para 2013 traz Atuário no topo da lista
O levantamento teve base em cinco critérios: demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectivas de contratação. Para compilar sua lista, a empresa usou principalmente dados do Centro de Estatísticas do Trabalho e de outras agências do governo norte-americano.
Líder do ranking a profissão de atuário é avaliada no estudo como uma função com 27% de possibilidades de crescimento e média salarial anual de US$ 87 mil. “Quem tem habilidade em matemática e estatística pode encontrar oportunidades gratificantes como atuário. A carreira é um desafio, e está em constante evolução. É um processo de aprendizagem ao longo da vida”, diz Cecil Bykerk da Academia Americana de Atuários.
Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo, segundo definição do Instituto Brasileiro de Atuária.
Sobre a profissão de repórter de jornal impresso, com ganho anual de US$ 36 mil e projeção de queda de 6% ao ano, o consultor Paul Gillin avalia que “é um trabalho que perdeu o seu brilho dramaticamente ao longo dos últimos cinco anos deverá cair ainda mais até 2020. O modelo de impressão não é sustentável. Ele provavelmente será extinto dentro dos próximos dez anos. ”
VEJA A LISTA DAS 50 MELHORES E PIORES PROFISSÕES EM 2013
As 50 melhores
1 Atuário
2 Engenheiro biomédico
3 Engenheiro de software
4 Otorrinolaringologista
5 Consultor financeiro
6 Higienista dental
7 Terapeuta ocupacional
8 Optometrista
9 Fisioterapeuta
10 Analistas de sistemas da computação
11 Quiroprático
12 Fonoaudiólogo
13 Fisiologista
14 Professor universitário
15 Médico veterinário
16 Nutricionista
17 Farmacêutico
18 Matemático
19 Sociólogo
20 Estatístico
21 Físico
22 Oculista
23 Podólogo
24 Desenvolvedor de web
25 Historiador
26 Engenheiro ambiental
27 Oficial de liberdade condicional
28 Engenheiro de petróleo
29 Meteorologista
30 Geólogo
31 Gerente de recursos humanos
32 Engenheiro civil
33 Ortodontista
34 Terapeuta respiratório
35 Técnico de registros médicos
36 Astrônomo
37 Psiquiatra
38 Programador de computador
39 Gerente de mídias sociais
40 Analista de pesquisa de mercado
41 Assistente Paralegal
42 Dentista
43 Dermatologista
44 Reparador de máquina industrial
45 Médico (Clínico geral)
46 Logístico
47 Contador
48 Consultor de gestão
49 Assistente social
50 Médico assistente
As 50 piores
151 Reparador de equipamentos elétricos
152 Agente imobiliário
153 Faxineiro
154 Técnico de Engenharia
155 Executivo sênior
156 Escritor
157 Motorista de ônibus
158 Serralheiro
159 Gerente de hotel
160 Lixeiro
161 Engenheiro de operações
162 Caixa de banco
163 Marinheiro
164 Instalador de carpetes
165 Recebedor de mercadorias
166 Policial
167 Bombeiro
168 Editor de jornais e revistas
169 Caixa
170 Controlador de tráfego aéreo
171 Operário da construção civil
172 Fotógrafo
173 Costureira / Alfaiate
174 Pintor
175 Trabalhador da indústria automotiva
176 Trabalhador de precisão
177 Comprador
178 Estoquista
179 DJ
180 Militar
181 Doméstica
182 Designer de Moda
183 Açougueiro
184 Radialista
185 Garçom / Garçonete
186 Preparador de imposto
187 Lavador de pratos
188 Fotojornalista
189 Agente penitenciário
190 Agricultor
191 Comissário de vôo
192 Carpinteiro
193 Carteiro
194 Leitor de água e luz
195 Leiteiro
196 Trabalhador de refinaria de petróleo
197 Ator
198 Soldado
199 Lenhador
200 Repórter (Jornal)

Inscrições para professor do Pronatec no IFRN seguem até dia 29

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)  está com inscrições abertas para a seleção de professores temporários para o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no campus de São Gonçalo do Amarante. As inscrições, que começaram no dia 22 de abril, segue até a próxima segunda-feira (29).

Os interessados devem levar a documentação exigida à Coordenação de Extensão do campus de São Gonçalo, das 14h às 18h e das 19h às 22h.

Tribuna do Norte