quarta-feira, 20 de novembro de 2013

‘Selfie’ é escolhida palavra do ano; entenda:

Filhas de Barack Obama fazendo 'selfie' (Getty)A palavra “selfie”, que designa fotos que pessoas tiram delas mesmas com celulares ou webcam, foi escolhida como a palavra do ano de 2013 do idioma inglês pelo dicionário Oxford
Os editores do dicionário afirmam que a palavra evoluiu do uso restrito a um nicho nas mídias sociais para um termo usado corriqueiramente por pessoas no mundo inteiro
Ainda de acordo com os editores, as pesquisas apontam que a frequência do uso da palavra no idioma inglês aumentou 17.000% em 2013.
A palavra foi incluída na versão online do dicionário inglês em agosto, mas ainda está sendo considerada para uso na versão em papel.
Outras palavras e expressões concorreram ao posto de palavra de 2013, entre elas “twerk”, a polêmica coreografia popularizada pela cantora americana Miley Cirus, e “binge-watch”, que significa passar muito tempo assistindo televisão.
“Schmeat”, que significa carne produzida artificialmente a partir de tecido biológico, também entrou na lista de concorrentes deste ano.
Segundo o dicionário Oxford, a tradicional escolha celebra a criatividade dos falantes do inglês quando enfrentam mudanças sociais, políticas ou tecnológicas.
Em 2008, por exemplo, o ano da crise econômica mundial, a expressão do ano foi “credit crunch”, ou “crise do crédito”.

Definição

A palavra “selfie” é definida no dicionário Oxford como “uma fotografia que a pessoa tira dela mesma, tipicamente com um smartphone ou webcam, carregada em um site de mídia social”.
O aumento no uso da palavra foi calculado pelos editores do dicionário usando um programa que coleta mensalmente cerca de 150 milhões de palavras em inglês atualmente em uso na web.
O software é usado para captar o surgimento de novas palavras e monitorar mudanças na geografia, registro e frequência de seu uso.
Segundo o dicionário, o “selfie” pode ser rastreado até o ano de 2002, quando a palavra foi usada em um fórum online australiano.
Um homem postou uma foto de ferimentos em seu rosto, depois de ter tropeçado em um degrau. Ele pediu desculpas pela foto estar fora de foco, dizendo que não era por ele estar bêbado, mas porque se tratava de um “selfie”.
Em 2013, a palavra já vinha sendo usada inclusive por falantes de outras línguas, graças à notoriedade de “selfies” de pessoas famosas — como a foto do papa Francisco feita com um grupo de adolescentes, que se tornou viral.
“Os sites de mídias sociais ajudaram a popularizar o termo, com a hashtag #selfie aparecendo no site de compartilhamento de fotos Flickr já em 2004, mas o uso não se espalhou até 2012, quando o selfie estava sendo usado de forma geral em fontes de mídia mais tradicionais”, disse Judy Pearsall, diretora editorial do dicionário Oxford.
BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário