quarta-feira, 16 de outubro de 2013

No Dia Mundial da Alimentação, Gesane Marinho cobra lei estadual de segurança alimentar

Nesta quarta-feira (16) é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) aproveitou a data para lembrar que embora já possua seu Conselho Estadual de Segurança Alimentar, o Rio Grande do Norte não tem o que comemorar. Sem uma legislação que crie e regule políticas públicas voltadas para a segurança alimentar, o Estado ainda tem quase 9% dos lares em situação de fome.

Apesar de ter criado o conselho em 2011, o Governo do Estado nunca aprovou a lei que regulamenta e articula as ações voltadas para a segurança alimentar. Entre os objetivos de uma lei estadual com este fim, está o de promover o acesso à alimentação segura e de qualidade para todas as camadas da população.
Sugestão do próprio Conselho Estadual, o projeto de lei permitiria, entre outros mecanismos, a implementação do projeto Ceasa Itinerante, uma sugestão de Gesane Marinho encaminhada ao Executivo em 2011.

“O Ceasa Itinerante é inspirado em um programa que funciona muito bem no Rio de Janeiro. São 10 ônibus adaptados que circulam nos bairros da cidade oferecendo alimentos a um custo até 30% mais barato para a população. Seria uma das maneiras de melhorarmos o acesso dos potiguares à alimentos seguros e de qualidade”, apontou a parlamentar durante sessão plenária desta quarta na Assembleia Legislativa.

Ainda em seu pronunciamento, Gesane Marinho lamentou o descaso do Governo do Estado com a questão e justificou sua preocupação com números. Segundo o mais recente censo de segurança alimentar do IBGE, de 2009, mais de 80 mil lares estão em situação de insegurança alimentar grave, o que significa fome. “Esse número já pode ter aumentado. E é um absurdo que em pleno século XXI ainda tenhamos tanta gente passando fome”, observou a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário