quarta-feira, 9 de outubro de 2013

De onde vieram tantos grilos

Nas ruas ou em casa, temos nos deparado com uma quantidade enorme de grilos. Essa é uma realidade presenciada atualmente, não só em Canguaretama, mas em várias cidades do Nordeste. Eles geralmente procuram locais mais quentes e conseguem passar por brechas pequenas de janelas e por debaixo de portas. Quando menos se imagina, todos os cômodos das casas estão tomadas pelos insetos.
De acordo com os biólogos é comum que estes insetos estejam surgindo, pois a fêmea põe os ovos no chão durante o outono e as crias nascem na primavera seguinte, portanto esta é a época em que estão presentes em todas as regiões do país.
Apesar de não saberem dizer especificamente o porquê da grande infestação além do normal esse ano, dizem que alguns fatores podem contribuir como o aumento da temperatura, a redução da presença de predadores naturais e alterações na oferta de comida.
Os grilos se reproduzem com grande facilidade, gerando um número grande de filhotes. Cada fêmea coloca cerca de 100 ovos durante seu período reprodutivo. Ele é um inseto ovíparo com metamorfose incompleta (não apresenta a fase de pupa). Os ovos demoram entre 15 e 20 dias para eclodir, medem aproximadamente 2 mm, são razoavelmente translúcidos. As ninfas (grilos jovens semelhantes aos adultos) sofrem de 5 a 7 mudas até se tornarem adultos (maturidade sexual), isso leva cerca de 60 dias. A maturidade sexual pode ser observada quando os machos começam cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário