quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Campus do IFRN de Canguaretama é apresentado à comunidade

DSC05880A prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, participou da solenidade de apresentação à comunidade da unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) do município. O evento aconteceu no auditório do próprio campus e contou com a presença de prefeitos da região Litoral Sul, funcionários do Instituto e do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN, Wyllys Abel Farkatt.
A solenidade presentou à sociedade e aos gestores municipais a dinâmica da unidade e como os recursos que por ela serão oferecidos podem ser aproveitados. Em seu discurso, Fátima Marinho registrou a importância do conhecimento gerado pelo IFRN permanecer nos municípios contemplados. “Como prefeitos, temos que criar canais de acesso para os estudantes, mas também meios para absorver os profissionais que sairão dessas salas de aula”, justificou a prefeita.
O campus de Canguaretama atuará a partir de três eixos principais: Hospitalidade e Lazer; Controles e Processos Industriais e Informação e Comunicação, com os cursos de Guia de Turismo, Eletromecânica e Informática, além dos que integram o leque do Pronatec. Em 2014, começa a oferta dos cursos técnicos subsequentes, para quem já terminou o Ensino Médio, e em 2015 os cursos técnicos integrados de nível médio. Futuramente, a unidade ofertará também cursos superiores de graduação e de pós-graduação.
Vereadores dos municípios participantes, secretários municipais de Canguaretama e o diretor geral pro tempore do campus recém-inaugurado, Valdelúcio Pereira Ribeiro, também estiveram presente. A solenidade ainda contou com apresentações culturais e, ao final do evento, foram plantadas mudas no jardim do IFRN, com o objetivo de simbolizar o início da história da unidade.
Serão oferecidos cursos técnicos de Turismo e Eletrônica. A nova unidade beneficiará não só a cidade, mas também municípios como Pedro Velho, Baía Formosa, Vila Flor, Goianinha, Montanhas, entre outros. Serão mais de dez municípios beneficiados e 1.200 alunos que poderão estudar perto de casa, sem precisar se deslocar para Natal.
São mais de quatro mil metros quadrados na ala principal, que inclui salas de aula, salas administrativas e a biblioteca. Uma área de convivência com mais de 900 metros quadrados, além de um prédio anexo com laboratórios de línguas, química e biologia, física e informática; refeitórios e setor de saúde, que ocupam mais de 2.500 metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário