sábado, 24 de agosto de 2013

Brasileiros são os terceiros na lista para colonizar Marte

- Publicado no Blog do Robson Pires
Brasileiros são os terceiros na lista para colonizar MarteEmbarcar em uma viagem sem volta para Marte é o sonho de pelo menos 165 mil pessoas, de 140 países. Os brasileiros são os terceiros da lista atrás dessa aventura: 8.686 se inscreveram no projeto Mars One, que pretende iniciar a colonização do planeta vermelho a partir de 2023. Os norte-americanos e chineses lideram o raking, com 37.852 e 13.124 interessados, respectivamente. O número pode aumentar até 31 de agosto, data limite de inscrição. A proposta, uma viagem sem volta, dá o direito a explorar um lugar ainda não visitado por humanos.
A lista de afazeres pouco atraente no caminho para Marte parece não intimidar os candidatos. Ela incluiu passar sete meses dentro de uma espaçonave estreita, com três horas diárias de exercícios para manter o tônus muscular. Como alimentação, apenas produtos liofilizados e enlatados. O banho se resume a uma toalha úmida. Deixar para trás a família e o planeta de origem para nunca mais voltar não assusta o brasiliense Felipe Figueiredo Menezes. “É uma nova chance para recomeçar”, disse ele.
Quando soube do projeto, o fotógrafo de 21 anos foi para o computador, respondeu todas as perguntas do questionário e gravou um vídeo com até 70 segundos, como solicitado. Ele vê chances de colaborar com a humanidade, desenvolver novas tecnologias e construir novas formas de existência.
“Se eu for selecionado, vou ter que me comprometer mil por cento, mas as chances são pequenas, há muitos inscritos. Dá medo, mas acho que vou me adaptar. Sou uma pessoa que se relaciona fácil com os outros e também não sou tão apegado à família, apenas aos meus pais e irmã”, disse Menezes à DW Brasil. Ele queria ser astronauta, desde pequeno assistia a filmes e se interessava pelo tema, mas precisou mudar de rumo e optou por outra profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário