sábado, 13 de julho de 2013

Central de Transplantes do RN registra doadores de múltiplos órgãos

A Central de Transplantes do RN cadastrou, nesta semana, o primeiro receptor de fígado do Estado deste ano. No RN, a unidade hospitalar habilitada para realizar transplantes hepáticos é o Hospital do Coração, onde começou a funcionar na última semana um ambulatório destinado aos exames pré-operatórios necessários.

Além de fígado, a Central de Transplantes do RN viabiliza transplantes de rins, córnea, medula óssea e válvulas cardíacas. A Central é responsável por inscrever potenciais receptores, classificá-los e agrupá-los, de acordo com as medidas necessárias para facilitar a localização e a verificação de compatibilidade. Também comunica ao Sistema Nacional de Transplantes as inscrições de possíveis receptores e recebe notificações de morte encefálica ou outra que possibilite a retirada de órgãos e tecidos para transplante.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, Artenise Revoredo, outro importante trabalho realizado é o de sensibilização das pessoas quanto ao processo de doação de órgãos. “As pessoas precisam informar seus familiares o desejo de ser um doador, pois eles são os responsáveis por autorizar o ato. Doar significa dar uma nova vida a quem está precisando de um órgão”, afirmou.

A Central de Transplantes registrou no RN, entre os meses de janeiro a junho de 2013, 22 doadores de múltiplos órgãos, 69 de córneas, 15 de válvulas cardíacas, além de 30 transplantes de rins e 88 de córneas.

Neste ano, a Central já esteve nos municípios de Touros e Santo Antônio, em parceria com a Assembleia Legislativa do RN, e em Caicó, juntamente com o IFRN, com a finalidade de incentivar a comunidade à doação. No próximo mês, visitará o município de Santa Cruz e várias instituições de ensino superior de Natal. Também em agosto, será realizado no RN um treinamento promovido pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, envolvendo 450 profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário