quarta-feira, 8 de maio de 2013

Secretaria de Educação de Canguaretama lança o PNAIC no Município


 Foi lançado nesta terça-feira (07), no Centro de Evantos de Canguaretama, o Programa Nacional de Alfabetização Pela Idade Certa (PNAIC). O evento contou com a presença da Prefeita e Vice-Prefeita do Município, além dos Secretários e outras autoridades locais.

Esse programa é um compromisso formal assumido pelos governo, federal, estaduais e municípios para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
De acordo com as palavras da Secretária de Educação de Canguaretama, Fátima Pessoa, as principais ações do programa são a formação continuada dos Professores alfabetizadores e seus Orientadores de estudo; distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais; avaliação sistemática da aprendizagem das crianças; gestão educacional, controle social e mobilização.
 
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC foi implementado no início desse ano. Para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, o governo federal aportará incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica, visando formar 360 mil professores alfabetizadores até 2015. A iniciativa do Ministério da Educação partiu dos dados levantados pelo Censo 2010. Ao todo, são 15,2% as crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, nem escrever.
O objetivo do MEC é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas. E não se trata de apenas saber ler e escrever, mas também de saber interpretar textos e fazer operações matemáticas. Para isso, o trabalho irá além do governo. É preciso criar um pacto entre sociedade, família, escola e governantes.
Os professores que participarem deste programa receberam uma pequena ajuda de 200 reais, durante os dois anos do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário