quinta-feira, 25 de abril de 2013

'Reality show’ em Marte – concurso desafia a humanidade

Sha
marsoneSe a Terra definitivamente já não lhe interessa, talvez você se sinta seduzido pela chance de viagem que a organização holandesa “Mars One” lançou recentemente para todo o globo: um concurso internacional em que os 24 vencedores ganharão uma viagem para o planeta Marte – onde, além de estabelecerem aquilo que seria a primeira “colônia” terráquea em outro astro, os passageiros participariam de um “reality show”.
Os milhões de dólares já gastos com pesquisas até agora não confessaram piadas criativas. Além de serem maiores de 18 anos e, é claro, saberem falar inglês, os candidatos, segundo Norbert Kraft, diretor médico da instituição, deverão apresentar “capacidade de adaptação, tenacidade, criatividade e compreensão dos outros” – ou seja, suicidas, ególatras, psicóticos, autistas, nerds covardes, pacientes terminais, cientificistas, depressivos e niilistas convictos não necessariamente serão aceitos.
realityshowCom gravidade e talvez ciente das possíveis armadilhas que os jornalistas de bom humor e maior inteligência poderiam lhe reservar, Bas Lansdorp, co-fundador da Mars One, declarou que a meta do grupo “é levar os seres humanos a Marte. Precisamos do interesse do mundo para fazer isto acontecer”. Ele também assegurou que “a empresa já recebeu “10.000 e-mails de pessoas de mais de cem países diferentes interessadas nesta missão”.
O concurso, apoiado por celebridades como o Nobel em física Gerard’t Hooft, não esconde dos candidatos que a viagem (para 2022) é só de ida – já que os corpos dos viajantes siderais já não se adaptariam outra vez à Terra e as dificuldades logísticas e técnicas de um retorno ao planeta azul não são nada animadoras.
A AEME, “nome provisório” para a “agência de estudos da moral e pelo engrandecimento ético do animal humano”, órgão “científico-filosófico co-sediado no Brasil e ainda em fase “experimental”, publicou há poucas horas o que chamou de “diagnóstico psico-sociológico dos prováveis participantes do concurso” que deixou milhões de pessoas perplexas, surpresas e excitadas:
astronauta“Para quem é quixotescamente egomaniaco, não ama a vida que leva na Terra e acreditou (certamente sem importar-se tanto com as provas) que o homem realmente chegou à Lua (o que, aliás, jamais foi comprovado – desconfiança que também pode ser ampliada para os robôs em Marte e às sondas pela galáxia), a proposta de vencer um reality show ao cabo do qual jamais se poderá desfrutar de qualquer prêmio em dinheiro, mas tão somente da estranha fama que alguém pode gozar estando num suposto “deserto vermelho”, deve interessar. Para quem não se encaixa totalmente nesse perfil, mas não é suficientemente “valente” para suicidar-se de uma vez ou recuperar-se de uma forte dor ou crise de valores pessoais, talvez a mera promessa de desaparecer do ‘mundo’ resulte atrativa.”
macadoastroMas a nota da agência concluiu de maneira menos engraçada: “Um projeto digno de uma ciência moralmente elevada jamais deveria atrelar sua realização às vaidades e tristezas de seus ‘voluntários’ (que bem deveriam ser chamados de cobaias). Se já apareceram os homens terráqueos dispostos, sem vergonha alguma, a realizar, participar ou financiar um reality show em Marte, é porque a própria ausência de amor que têm por suas vidas reais e por sua nave-mãe original (a Terra) se combinaram de maneira patética com uma maneira de fazer ciência cujos interesses últimos facilmente se confundem com o parasitismo dos ecossistemas e a incapacidade de harmonizar-se com qualquer cosmos que não lhe seja submisso e programável! Nenhuma ciência desonrou tanto a grandeza espiritual humana quanto a ocidental.”
“Há, no fundo de todos os reality shows, um espetáculo maior para o qual as pessoas não atentam (talvez por que estejam exatamente vendo de dentro dele): a indiferença e cinismo de uma civilização decadente para com sua própria frivolidade, ociosidade e despreparo para com as verdadeiras grandes metas morais” – concluiu o comunicado.
Até agora a “Mars One” não demonstrou oficialmente ter levado em conta as críticas da organização sem fins lucrativos brasileira.

postado por Wagner Pinheiro
Fontes:http://www.cartapotiguar.com.br/2013/04/25/reality-show-em-marte-concurso-desafia-a-humanidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário