segunda-feira, 4 de março de 2013

O dia 4 de março e a libertação dos escravos em Canguaretama


Os escravos de Canguaretama foram libertos a 4 de março de 1888, dois meses e 9 dias antes da proclamação oficial. Esse fato se deu numa sessão solene que marcou o evento, que ocorreu no salão do Paço Municipal e contou com a presença das autoridades do município. 
Na época, os escravos já não representavam vantagens para os proprietários e a solenidade serviu apenas para registrar o fato da ausência de cativos no município. Os cativos já haviam sito todos libertos ou revendidos para outros lugares. Mesmo assim, o povo recebeu a notícia com grande festa e a elite prestigiou essa proclamação.
Esse evento serviu de inspiração para a proclamação da República, que foi comemorada em uma solenidade ocorrida em 18 de novembro de 1889 no recinto da Câmara Municipal. A Comissão Proclamadora aproveitou o momento para ler as mensagens enviadas pelo Governo Provisório Central e pelo Governo Provisório da Província.
Fragmento da Ata da Proclamção da Abolição em Canguaretama (Documento que se encontrava no arquivo da Prefeitura de Canguaretama até o ano 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário