terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Pedra Preta registra novos tremores

Do Blog do Robson Pires
A Tribuna do Norte destaca que ontem, às 8h37 (hora local) ocorreu um novo tremor, desta vez de magnitude 2.7, em Pedra Preta-RN, a 149km de Natal. Na localidade, a atividade sísmica já dura mais de dois anos. O registro desse evento foi feito pelo Laboratório de Sismologia da UFRN (LabSis), na estação de Riachuelo (RCBR). Essa mesma estação registrou, no dia 22, dois eventos maiores e vários micro-tremores cujo epicentro foi localizado no município de Parazinho-RN, o que significa a reativação dessa área sísmica.
Os eventos de maior magnitude ocorreram às 9h08 (hora local), com magnitude estimada em 1.7, e o segundo e maior evento às 12h38 (hora local), com magnitude de 1.9 na escala Richter. A região de Parazinho apresentou uma intensa atividade sísmica em 1973, conforme estudos do sismólogo Joaquim Ferreira (1983). Nesse ano, um enxame sísmico, que durou vários meses, foi registrado pela antiga estação de Natal (NAT).
Os maiores eventos ocorreram nos dia 26 de abril (dois eventos de magnitude 3.6), no dia 20 de julho (3.9) e 22 de julho (4.3). Os quatro eventos foram sentidos em Natal. Desde 1973 não se tinha notícias de nova atividade sísmica na região de Parazinho, o que significa que a falha ativa na região acumulou energia durante muito tempo. Não é possível prever como a atividade sísmica irá evoluir desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário