quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Festa da Padroeira 2012


Abertura com a carreata saindo de Vila Flor às 18:30. Na  missa de abertura haverá hasteamento de bandeiras da padroeira, do Vaticano e do municipio e será presidida pelo Pe. João Paulo de Tibau do Sul.

A história religiosa confunde-se com a própria história de Canguaretama e começa ainda durante a época do Brasil Colônia, muito antes de ser elevado à categoria de município. Em 1645, ocorreu um dos eventos considerados fundamentais na história do Rio Grande do Norte: o Morticínio do Cunhaú,  quando os índios Janduís e mais de duzentos holandeses comandados por Jacó Rabe mataram cruelmente cerca de setenta fiéis e o Padre André de Soveral. No momento da morte, os fiéis estariam a uma missa que estava sendo celebrada na Capela de Nossa Senhora das Candeias, localizado no engenho Cunhaú. Na época, esse engenho era o centro da economia potiguar. Apenas três pessoas conseguiram escapar.
No século XVIII, em 1743, o padre André do Sacramento construiu a igreja de Nossa Senhora do Desterro no aldeamento de Gramació, que se tornaria Vila Flor em 1769. Já no século XIX, em 1858, com a tranferência da sede do município de Vila Flor para o povoado do Uruá, surgiu a vila de Canguaretama. Com essa essa transferência foi fundada a paróquia de Nossa Senhora da Conceição (19 de Julho de 1858).


A construção da primeira Igreja Matriz se deu em 1860, mas por ser pequena foi reconstruida. A aprência da Matriz é mesma da reforma de 1900, que deu à igreja as caracteísticas do estilo eclético.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição que está no altar mor foi um presente de Parente Viana, senhor do engenho Outeiro. A imagem foi feita na França e doada à paróquia na passagem do século XIX para o XX.













Nenhum comentário:

Postar um comentário