terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Regional do SINTE de Canguaretama se reuniu com o Secretário de educação, Jonas Cavalcante, para sintonizar as ações de 2012.

A reunião ocorreu na própria secretaria de educação, na manhã do dia 13 de fevereiro, onde se discutiu uma extensa pauta. Jonas indicou que o calendário escolar já estaria pronto, com início marcado para o dia 5 de março, e a semana pedagógica seria de 27 de fevereiro à 2 de março.
Na ocasião, os dirigentes da Regional fizeram pedido verbal de documentos como a Lei Orgânica do Município, o Plano de Cargos do Magistério e o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais para que fiquem com cópia arquivada na sede do sindicato.
Os membros da Regional indicaram que já chegada a hora da Revisão do Plano de Cargos e citaram a questão da “Gestão Democrática” nas escolas municipais como um dos pontos principais.
Sobre as licenças prêmio atrasadas, Jonas respondeu que a prefeitura estaria limitando em 10 licenças por semestre ou até mais, de acordo com a disponibilidade de funcionários para a substituição. Também disse está ciente da grande quantidade de licenças que terá que conceder este ano, adiantando que não será possível atender à todos.
Sobre o horário “corrido” para ASG’s e secretários, a secretaria diz que não há uma legislação específica para o caso e que depende de um acordo entre prefeitura e funcionários para que o turno de 6 horas seja implantado. Com a falta funcionários atua, disse Jonas, não haveria possibilidades de fazer a vontade dos funcionários.
Sobre título e o “prêmio” não concedidos, Jonas indicou os limites jurídicos e prometeu buscar soluções. Quem necessitar entrar com algum pedido de promoção ou licença deve procurar o professor Augusto, na secretaria de educação, Sânzia, ou ainda o setor de recursos humanos da prefeitura municipal.
O professor Gilliard sugeriu, ainda, que para os professores e funcionários da educação que necessitam fazer longos percursos para trabalhar, fosse dada uma ajuda de custo para o deslocamento como um incentivo para o bom trabalho.
O ponto mais delicado da conversa foi sobre a Lei Piso Salarial do Magistério, pois a questão das horas/aula e da jornada de 20 horas em sala ainda não estão totalmente esclarecidas. A secretaria propõe, preliminarmente, que os professores fiquem diariamente 4 horas com os alunos e fiquem mais 20 minutos na escola para planejar.
A posição da Regional, defendida pelo professor Francisco Galvão, é de que se respeite a proposta original de dar espaço para que o professor possa planejar e completar seu trabalho extra-classe sem diminuir as horas de aulas dos alunos, colocando mais qualidade na educação.
Por último foi discutido o reajuste para 2012 (22,22%) com retroativo a partir de janeiro incluindo 1/3 de férias, que prontamente concordado pelo secretário. Entretanto, o retroativo do reajuste do piso de 2011 ainda não foi resolvido. Segundo o secretário, a prefeitura só pagará se tiver recursos suficientes.
No mais, o secretário ficou feliz com a nova linguagem do sindicato e prometeu um canal de diálogo direto com a Coordenação da Regional, já marcando uma outra reunião e prometendo respostar as reivindicações em até duas semanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário