quarta-feira, 15 de junho de 2011

Violência nas Escolas

Embora não haja um quadro generalizado de violência nas escolas, há uma preocupante variedade de casos de transgressões entre estudantes, o que nos faz perceber a urgente necessidade de maior articulação da escola com a comunidade local, pois é notório a relação entre a violência externa e suas expressões no ambiente interno escolar.
O conceito de violência escolar é formado a partir de instrumentos que forma a seguinte categoria: Violência contra pessoas (ameaças, brigas, violência sexual...); violência contra a propriedade (furtos roubos); e violência contra o patrimônio (vandalismo e depredação). Tais ações violentas poderiam ser pensadas como resposta de pessoas vitimadas pelo ambiente externo, ou pelo próprio ambiente escolar, uma vez que hoje a escola expande-se em muitas direções.
Vista como uma ação multidimensional, a violência nas escolas está atrelada, principalmente a violência social (vivida por todos no cotidiano), a violência econômica (uns com tanto, outros sem nada), a violência da discriminação (exercício do não futuro!...não serve!...). Podemos perceber os perigos que cercam a INSTITUIÇÃO ESCOLAR, quando esta, está sendo uma “instituição de vitimas”.
Reflexão: Como poderia a escola ser indiferente a sociedade em que está inserida?
Rosangela Moreira
Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário